MORAR BEM!...

A Vila Kosmos é um bairro residencial da cidade do Rio de Janeiro, que embora sendo uma Metrópole, e antigo Distrito Federal, onde por muito tempo esteve sediada a Capital do Brasil, pode contar com um lugar como esse, de jeito interiorano, local cujas pessoas se conhecem, cumprimentam-se, são solidárias e fazem festas nas vias públicas de épocas, tais como o Carnaval, São João, etc. No lapso de uma hora, dependendo do tipo de transporte, da Vila Kosmos, pode-se chegar, por exemplo, de carro à Praia de Grumari em 50 minutos, ou à Copacabana em 36 minutos; por outra, de Metrô, partindo da estação Vicente de Carvalho em 18 minutos é possível alcançar o Maracanã ou a UERJ; em 23 minutos, também de Metrô, chega-se à Central do Brasil; ao Largo da Carioca, em 28 minutos; pode-se ir à pé ao Carioca Shopping e até mesmo à Casa de Show Olimpo ... É um bairro servido de muitos ônibus, metrô. A partir daí pode-se ter uma idéia de distâncias, e saber que o conceito de morar bem ou mal tem a ver com o ponto de vista de cada um, e com o de partida, também. Ser feliz é morar onde se gosta! Nós gostamos! Ao vosso dispor para demais informações: E-MAIL: leonardoamorim@ig.com.br . Tels: (21) 33510191; (21) 992257626 - LEONARDO AMORIM.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DA FERROVIA RIO D`OURO AO SÉCULO XXI.

Em Janeiro/1883 foi aberta ao transporte de passageiros, em caráter provisório, a Estr. Férrea Rio D`Ouro, ligando a Quinta Imperial do Caju à represa do Rio D`Ouro, na baixada Fluminense. Atravessando as freguesias de S. Cristóvão, Eng. Novo, Inhaúma e Irajá, foi construída para transportar materiais das obras de construção da nova rede de abastecimento de água da cidade do Rio, captada nos mananciais da Serra do Mar, em Tinguá e Xerém; portanto, a ferrovia foi utilizada inicialmente (antes de 1883) apenas para os trabalhos de conservação do sistema adutor e distribuidor, por acompanhar os encanamentos que traziam água do Rio D`Ouro até S. Cristóvão.
Posteriormente, passou a ter um serviço regular de passageiros, embora jamais tenha tido o mesmo papel da D. Pedro II, pois seu ponto terminal era distante do Centro, na Ponta do Caju, não impedindo, no entanto, que pequenos núcleos se desenvolvessem ao longo de suas linhas, tais como Inhaúma, Vic. de Carvalho, Irajá, Colégio, Areal (atual Coelho Neto), e Pavuna, já que se podia alcançar o Centro da Cidade através de baldeação para os trens da D. Pedro II na altura de S. Francisco Xavier. A área hoje denominada bairro de Vila Kosmos foi adquirida pela Cia. Imobiliária Kosmos ao Drº Guilherme Guinle, por 1.200 contos de Réis, por escritura de 15/03/1928, lavrada no livro 1.094 às folhas 52/54 do 3º Ofício desta Cidade (na época DF), e a referida escritura transcrita sob o número 32.726 às folhas 167 do livro 3 – V, no 4º Ofício do Registro de Imóveis. Toda a área adquirida foi loteada e o memorial de loteamento foi inscrito no livro 8 – A, às folhas 227 sob o número 106, no 8º RGI.
Ao loteamento da Companhia Imobiliária Kosmos foi dado o nome de Vila Florença, na época próxima à Estação férrea de Vic. de Carvalho, uma vez que parte da ferrovia que hoje denominamos Linha 2 do Metrô, era o caminho da antiga Rio D`Ouro. As construções e revendas couberam à Cia. de Engenharia Kosmos, do mesmo grupo. No dia 23/07/1981, o Prefeito Júlio Coutinho assinou o Decreto 3158 criando 65 novos bairros na cidade, o que mereceu a publicação no Jornal O Globo, editado em 24/07/1981 (Sexta – feira). Na verdade, apenas oficializava o que já existia na prática, o que envolveu Vila Kosmos, com a grafia correta: com "K"; o Decreto agregou o Ipase, o Jd. do Saco, e a Equitativa (ruas Luiz Martins, Mário Galvão, Blanc Freitas, Aiêra). V. Kosmos limita-se da rua Ferreira Chaves até a Av. Automóvel Club, pela Serra; da rua Angaí até Flamínia, pela Av. Vic. Carvalho.
Quando do Decreto, exemplo, a Ilha do Govdor. e Fundão antes acidentes geográficos, foram repartidas em 15 bairros: Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Jd. Guanabara, Jd. Carioca, Tauá, Moneró, Portuguesa, Galeão e Cid. Universitária. A História do Brasil envolve a V. Kosmos em fatos tristes e recentes da ditadura militar: o Min. do Meio Ambiente, do Pres. Lula, Carlos Minc, e Dilma Roussef, que por sua vez é a mulher que candidatou-se à suceder Lula, faziam parte do mesmo grupo terrorista. Participaram (Minc e Dilma), em 18/07/1969 em Sta Teresa do assalto à casa de Anna Capriglione de onde roubaram o cofre do amante desta, Adhemar de Barros (ex-Gov. de SP); atuaram comandados por Juarez Guimarães de Brito; levaram mais de 2 milhões de dólares, para adquirirem armas. Em 31/03/1969 Minc participou do assalto ao Banco Andrade Arnaud, na rua Visc. da Gávea 92: roubaram 45 milhões de cruzeiros, quando Minc assassinou o comerciante Manoel da Silva Dutra. Minc foi preso na rua Ana Néri 332 no dia 16/10/1969, e informou o local sede da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) fundada por Carlos Lamarca: rua Toropi 59, Vila Kosmos. Minc residia na Toropi 59 com a amante, Sônia Eliane Lafoz e Eremias Delizoikov. Eremias, da Móoca - São Paulo, aos 18 anos, resistiu à prisão e morreu na Toropi 59: 35 tiros - Execução! Dizem que Lamarca esteve dias antes no local. A Escola Pio XII faz parte do lado bom da história: A chegada das irmãs foi em 24/02/1954; a Escola é Campeã dos Jogos Estudantis/1977!

Nenhum comentário:

Postar um comentário