MORAR BEM!...

A Vila Kosmos é um bairro residencial da cidade do Rio de Janeiro, que embora sendo uma Metrópole, e antigo Distrito Federal, onde por muito tempo esteve sediada a Capital do Brasil, pode contar com um lugar como esse, de jeito interiorano, local cujas pessoas se conhecem, cumprimentam-se, são solidárias e fazem festas nas vias públicas de épocas, tais como o Carnaval, São João, etc. No lapso de uma hora, dependendo do tipo de transporte, da Vila Kosmos, pode-se chegar, por exemplo, de carro à Praia de Grumari em 50 minutos, ou à Copacabana em 36 minutos; por outra, de Metrô, partindo da estação Vicente de Carvalho em 18 minutos é possível alcançar o Maracanã ou a UERJ; em 23 minutos, também de Metrô, chega-se à Central do Brasil; ao Largo da Carioca, em 28 minutos; pode-se ir à pé ao Carioca Shopping e até mesmo à Casa de Show Olimpo ... É um bairro servido de muitos ônibus, metrô. A partir daí pode-se ter uma idéia de distâncias, e saber que o conceito de morar bem ou mal tem a ver com o ponto de vista de cada um, e com o de partida, também. Ser feliz é morar onde se gosta! Nós gostamos! Ao vosso dispor para demais informações: E-MAIL: leonardoamorim@ig.com.br . Tels: (21) 33510191; (21) 992257626 - LEONARDO AMORIM.

terça-feira, 8 de março de 2011

VILA KOSMOS: BAIRRO RECONHECIDO, OFICIALMENTE !!!

Decreto 3158 de 23/07/1981 – Pref. J. Coutinho: Estabelece a denominação, codificação e delimitação dos bairros do Rio.
XIV RA (Irajá) - Vila Kosmos
DELIMITAÇÃO DOS BAIRROS: XIV RA – Vila Kosmos: Do entroncamento da Est. Vic. Carvalho com a Rua Flamínia seguindo por esta (excluída) até Rua Comte. Aristides Garnier; por esta (excluída) até Rua Ferreira Chaves; por esta (excluída, excluindo Rua Tolentino Silva) até o seu final; daí, subindo o espigão da Serra da Misericórdia em direção sudeste, até o ponto de cota 187m, deste ponto em direção oeste pela cumeada, passando pelo ponto de cota 148m, até o ponto de cota 184m; deste ponto, descendo o espigão, passando pelas cotas 159m, 164m e 123m, até encontrar o final da Rua Maracá; por esta (excluída), atravessando Metrô, até Av. Automóvel Clube, por esta, (incluído apenas lado par) até Rua Tembés; por esta (incluída) até Rua Angaí; por esta (incluída) até Est. Vic. Carvalho; por esta (incluído apenas lado par, incluindo Pça Aquidauana), ao ponto de partida.

Portanto, o IPASE, o Jardim do Saco, a Equitativa, pelo referido Decreto, pertencem ao bairro da Vila Kosmos. Pessoas, por desconhecimento, ou por timidez, omitem o verdadeiro nome do bairro. Vila Kosmos, repita-se, é bairro! E que bairro! Não tenham vergonha de dizer: somos suburbanos; somos da Vila Kosmos!!! Orgulhem-se!!! 

11 comentários:

  1. "Pessoas, por desconhecimento, ou por timidez, omitem o verdadeiro nome do bairro."

    Gostei do que você disse. Adoro morar nesse lugar. Ainda é um dos poucos lugares no Rio, se não o único, onde podemos conviver com os vizinhos como uma família e com a sensação de morarmos em uma cidadezinha do interior (ainda que menos do que há alguns anos...).

    Parabéns pelo seu blog!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação! Conheça o Orkut 'VILA KOSMOS. Que lugar!", o Facebook 'VILA KOSMOS', e participe do Twitter 'VilaKosmosSec21'.

      Excluir
    2. Sensacional!!! Vamos atualizar, tem novos acontecimentos a serem incluídos. Muito bom!!!

      Excluir
  2. Cabe uma correção, após o antigo bairro Jardim do Saco,existia um bairro chamado Núcleo da Penha(composto por 4 ruas: Rua Godofredo Silva,Getúlio Machado, Major Victor Hugo e Ferreira Chaves).De acordo com diversos bancos de dados(light,cedae,prefeitura,ect), o local é enquadrado como Vila Kosmos, Vila da Penha,Penha circular,Circular da Penha)
    Jorge Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo: obrigado pela participação! A pesquisa é intensa! Confesso que estou muito mais dedicando-me ao Facebook VILA KOSMOS que este Blog, mas não abandonei a causa de melhor divulgar o "nosso" bairro. Light, CEDAE, Correios, Empresas de telefonias móveis ou fixas, não têm "poderes" para determinarem onde começam ou terminam os bairros, e por tal não servem como Banco de Dados confiáveis, até por que não são. No site da Prefeitura, inclusive, podemos encontrar erros, consequência de funcionários públicos desavisados que desconhecem a própria geografia municipal, e as legislações. Vale o que rezam as legislações. O Decreto 3.158 de 23 de Julho de 1981 determina onde começam e terminam os bairros; assim como os municípios e estados da Federação, os bairros de uma cidade têm divisas (limites!). VILA KOSMOS é bairro!

      Excluir
  3. Leonardo,
    Quem é o autor da foto? de onde ela foi tirada?
    Tem outras fotos do mesmo local, cobrindo um angulo de +/- 270º?
    No mapa do Google, em q delimitou a VK, tem vários indicativos de fotos, onde se encontra, qual o link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi cedida por um senhor da rua Alecrim que reside entre as ruas Copaíba e Batovi, e pertence (ou pertencia) a uma senhora com mais de 90 anos, sua tia, cujo pai trabalhou na Empresa em tela ... Ele aluga mesas e cadeiras para festas!

      Excluir
  4. Morei aí na VK de 1982 a 1986. E estudei na Escola Pio XII, onde ingressei em dezembro/1980 e saí em dezembro/1988.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Sandro de Mendonça Vasques. E-MAIL: sandrovasques2020@gmail.com. ZAP: 991468799. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Leonardo sabe qual a origem do antigo bairro Jardim do Saco?
    Tem alguma foto da Torre da Jornal do Brasil?

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Amorim,
    Sabe a origem do nome do antigo Bairro Jardim do Carmo?

    ResponderExcluir