MORAR BEM!...

A Vila Kosmos é um bairro residencial da cidade do Rio de Janeiro, que embora sendo uma Metrópole, e antigo Distrito Federal, onde por muito tempo esteve sediada a Capital do Brasil, pode contar com um lugar como esse, de jeito interiorano, local cujas pessoas se conhecem, cumprimentam-se, são solidárias e fazem festas nas vias públicas de épocas, tais como o Carnaval, São João, etc. No lapso de uma hora, dependendo do tipo de transporte, da Vila Kosmos, pode-se chegar, por exemplo, de carro à Praia de Grumari em 50 minutos, ou à Copacabana em 36 minutos; por outra, de Metrô, partindo da estação Vicente de Carvalho em 18 minutos é possível alcançar o Maracanã ou a UERJ; em 23 minutos, também de Metrô, chega-se à Central do Brasil; ao Largo da Carioca, em 28 minutos; pode-se ir à pé ao Carioca Shopping e até mesmo à Casa de Show Olimpo ... É um bairro servido de muitos ônibus, metrô. A partir daí pode-se ter uma idéia de distâncias, e saber que o conceito de morar bem ou mal tem a ver com o ponto de vista de cada um, e com o de partida, também. Ser feliz é morar onde se gosta! Nós gostamos! Ao vosso dispor para demais informações: E-MAIL: leonardoamorim@ig.com.br . Tels: (21) 33510191; (21) 992257626 - LEONARDO AMORIM.

terça-feira, 8 de março de 2011

VILA KOSMOS, INEXISTENTE, PORÉM JÁ DEMARCADA!


Vê-se as cercas demarcando o local para a construção do futuro bairro, nos idos de 1928 . Não se trata de uma simples foto, mas um registro histórico: preciosidade! Esta foto pertencente à Srª Leonor Garcia Cunha, hoje (2010) com 93 anos de vida, e residente em Teresópolis (RJ), pertencia ao seu falecido pai, ex-empregado da Empresa visualizada; cópia cedida a este pesquisador, pelo seu sobrinho, Srº Ronaldo Cunha, morador da rua Alecrim, na V. Kosmos. Vê-se no primeiro plano as edificações da Sociedade Anonyma Hielpert, de um Grupo alemão, e que veio à falência, cujo terreno visto (todo!) foi adquirido por Guilherme Guinle da Massa Falida (1927), e que posteriormente revendeu a parte não construída para a Cia. Imobiliária Kosmos (1928), para erguer a Vila Florença (hoje, Vila Kosmos). Quanto às edificações, posterior e respectivamente deu lugar à Ultragaz, União Mesbla, Carrefour, e Atacadão. Foto obtida da elevação próximo a rua Belarmindo de Matos (nº 773) c/c Bernardo Taveira; vê-se frente à Empresa a Estr. Vic. Carvalho; à direita a Av. Automóvel Club; ao fundo, o Morro da Bicuda.

4 comentários:

  1. Muito interessante, esse seu trabalho estimulou e muito os nossos movimentos por um bairro melhot

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber dessa pesquisa. Fui morador da Vila Kosmos (Av. Meriti) no fim da decada de 50 e na de 60. Era um lugar muito bucólico. Tinha feira de cavalos, acampamento de ciganos, campos de futebol e trem. Me lembro que os moradores dos prédios do início da Av. Meriti estendiam roupas pra secar na grama existente no canteiro central da Avenida. Estudei tb no Pio XII. No começo, a sala era um grande "barracão " de madeira. Muita saudade desses tempos de infância.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de saber dessa pesquisa. Fui morador da Vila Kosmos (Av. Meriti) no fim da decada de 50 e na de 60. Era um lugar muito bucólico. Tinha feira de cavalos, acampamento de ciganos, campos de futebol e trem. Me lembro que os moradores dos prédios do início da Av. Meriti estendiam roupas pra secar na grama existente no canteiro central da Avenida. Estudei tb no Pio XII. No começo, a sala era um grande "barracão " de madeira. Muita saudade desses tempos de infância.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber que cCarlos mina era um dos guerrilheiros do Var, e que já morou na vila kosmos, eu lembro no dia que o doi-codi, “estourou” o aparelho comunista na rua toropi 59,eu morava na Avenida meriti 69 , e estava na padaria de manhã, escutei os tiros depois vi o corpo do guerrilheiro morto, minha madrinha dona maricota tinha um centro de macumba bem em frente ao aparelho

    ResponderExcluir